terça-feira, 27 de novembro de 2012

Exercicio Físico e Energia II




COMO O CORPO UTILIZA A ENERGIA


Quando corremos os nossos músculos utilizam energia numa taxa directamente
proporcional à velocidade de corrida, se esta energia não é reposta, rapidamente, à medida que vai sendo utilizada, os nossos músculos não conseguem manter o ritmo de trabalho e temos de abrandar ou mesmo parar.
  A energia é produzida quando as células musculares, trabalhando como estações energéticas em miniatura, queimam hidratos de carbono e ácidos gordos na presença de oxigénio provocando uma reacção bioquímica. 

O ATP é a substância que faz os músculos trabalharem. O processo é denominado de «metabolismo aeróbio» porque necessita de oxigénio.
  O ATP pode igualmente ser produzido sem oxigénio, mas neste caso apenas são utilizados hidratos de carbono. Este processo denomina-se «metabolismo anaeróbio». Então, como é que o corpo escolhe entre estes dois processos diferentes de produção de energia? Depende de muitos e diferentes factores.
  A forma como o oxigénio é utilizado pelo corpo é um factor chave na determinação do combustível utilizado e na eficiência do desempenho. Quanto mais duro é o exercício, mais respiramos para aumentar o nosso consumo de oxigénio - isto permite que mais energia aeróbica seja produzida. Mas temos uma capacidade limitada em termos de consumo de oxigénio. Todos nós temos um nível «máximo de consumo de oxigénio», ou seja um «VO2 max».

Sem comentários: