sexta-feira, 9 de outubro de 2009
CÉDULA DESPORTIVA
o presente decreto lei estabelece o regime de acesso ao exercicio da actividade de treinador de desporto.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
LEITURA OBRIGATÓRIA PARA OS PAIS DE MINI-ATLETAS
1 – Você não deve insistir para ser o treinador do seu filho, nem lhe dar conselhos continuamente. Este tipo de atitudes prejudica a formação da personalidade do miúdo. O treino deve lhe ser dado por uma pessoa idónea, isto criará um sentido de responsabilidade, o que reflectirá no futuro.
2 – Trate de não observar os treinos de seu filho em demasia, isto cria uma situação de desconfiança para ele e para o professor.
3 – O único caso em que deve aconselhar a seu filho, é quando ele peça, mas sem que este pedido dê a “habilitação” de realizar recriminações, muito pelo contrário as suas palavras devem ser de alento.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
O desenvolvimento e a avaliação das capacidades coordenativas do basquetebol. Uma proposta metodológica para a iniciação desportiva.
Professor da Faculdade de Educação
Universidade Complutense de Madrid
(Departamento de Expressão Musical e Corporal)
Juan del Campo Vecino
(España)
.
1. Introdução
Quantas vezes temos ouvido num campo de basquetebol um treinador soltar todo tipo de impropérios dirigidos àquele menino que não conseguiu pegar o ressalto, que não é capaz de receber o passe de um companheiro, que repetidas vezes anda, etc... Esta situação repete-se dia após dia nos treinos e competições e, em muitas ocasiões, a solução tem sido a repetição sistemática desse gesto ou ação falida de forma isolada até o aborrecimento. Sem dúvida, poucas vezes nós temos colocado o que temos falado, que causas nos tem levado a não conseguir o fim desejado, Não poderá ter existido um problema de percepção, que seja dos companheiros, adversários ou da própria trajetória da bola no espaço ou no tempo? A decisão tomada era a mais correcta em função das circunstâncias da partida?
O Mini Basquete

Histórico
ALONGAMENTOS SIMPLES PARA BASQUETEBOL

FONTE: LIVRO "ALONGUE-SE"- BOB ANDERSON - editora summus.
Quando iniciar o trabalho de alongamento saiba o seguinte:
1) Não é importante o quanto flexível você é. O mais importante é que aprenda como alongar seus músculos e a desenvolver o gosto pelo exercício.
2) Nunca faça comparações com outras pessoas. Todos nós somos diferentes. Alongar não é uma disputa.
3) Existe uma diferença entre a sensação de alongamento e a dor. Ao iniciar o alongamento deve-se ir até o onde você sinta um alongamento fácil, então segure e relaxe sentindo uma boa sensação. Quando sentir que pode alongar um pouco mais, vá em frente, sempre seguindo a regra acima, ou seja, sempre sentindo que está fazendo um bom alongamento novamente. Isto é alongamento. Se você forçar ao alongar, isto poderá machucá-lo, e não estará em condições de relaxar. É necessário aprender também a relaxar, e não poderá relaxar se estiver sentindo dores.
4) Lembre-se, não balance o corpo enquanto estiver alongando.