sexta-feira, 25 de julho de 2008

COMO O CORPO ARMAZENA ENERGIA




A nossa dieta alimentar fornece-nos energia essencialmente a partir de hidratos de carbono e lípidos. Esta energia é armazenada no nosso corpo até ser necessária. Os hidratos de carbono, sejam eles açúcares ou amidos, são metabolizados no corpo e armazenados como glicogénio, que não é mais do que uma enorme quantidade de moléculas de glucose ligadas entre si. Parte do glicogénio é armazenado no fígado, e daí sai para manter os níveis de glucose no sangue de forma a que o cérebro receba os fornecimentos de glucose que necessita. O resto, ou seja, a maioria do glicogénio, é armazenado nos músculos.
A água é armazenada juntamente com o glicogénio na proporção de 3 gramas de água por cada grama de glicogénio. A perda de peso verificada logo após uma ou duas sessões de treino resulta, quer da energia gasta, quer da perda da água armazenada sob a forma de suor.
Os lípidos são armazenados nos tecidos adiposos e nas células dos músculos. As células dos tecidos adiposos são simples armazéns que dilatam quando o nosso consumo de lípidos aumenta e se contraem quando utilizamos energia. As moléculas de lípidos são desfeitas e produzem ácidos gordos e glicerol. Estes dois componentes são depois levados pelo sangue para os músculos de modo a serem utilizados.
O conteúdo de gordura do corpo de um adulto homem, de constituição normal é de cerca de 15% e de uma mulher cerca de 25%.

Sem comentários: